


A história do Moto turismo
Por Rômulo - www.viagemdemoto.com

Como o próprio nome indica, o Mototurismo é um conceito de viagem cujo meio de transporte é a moto, e caracteriza-se essencialmente pelo espírito de aventura, liberdade e descoberta. O fenômeno sócio-economico e cultural do mototurismo (como o conhecemos hoje) ocorre a partir do final da decada de 60 e início dos anos 70.No entanto em 1950 já o ícone Che Guevara tinha feito a sua viagem começada de moto e terminada a pé, pelas províncias argentinas de Tucumán, Mendoza, Salta, Jujuy e La Rioja, na qual percorreu diversos resorts Andinos. Não foi propriamente uma viagem de turismo, mas foi com certeza uma das primeiras grandes viagens feitas numa moto. E Che volta a repetir a façanha em 1952. Com Alberto Granado, parte numa grande viagem pelo continente, de Buenos Aires a Caracas, na velha moto do companheiro, uma Norton 500 cc, fabricada em 1939 e apelidada de La Poderosa II. Esta viagem deu em livro "De moto pela América do Sul", mais tarde em Filme, "Diários de Motocicleta" (Walter Salles 2004).Na segunda metade da década de 60, a indústria motociclística inicia o lançamento de modelos que aliam
motores mais potentes com design, conforto com autonomia, levando os consumidores a participar de um novo conceito no universo motociclístico. Assim, andar de moto deixa de ser apenas uma modalidade desportiva ou um mero transporte citadino. Começa aqui uma nova cultura e o surgimento de expressões ligadas ao mototurismo: Aventura, liberdade, prazer e descoberta. Este é o momento em que o mototurismo ganha seu espaço no século XX.

De todas as viagens mototuristicas, talvez a mais midiática é a que o ator Ewan McGregor e o amigo Charley Boorman fizeram em 2004: decidiram sair de moto de Londres (Inglaterra) até Nova Iorque (EUA), atravessando a Europa, Ásia e América do Norte, viagem a que deram o sugestivo nome "Long Way Round". Em 2007 reuniram a mesma equipe e fizeram o "Long Way Down", saindo de John O'Groats (Escócia) até a Cidade do Cabo (África do Sul), descendo a Europa e a África! A partir de último terço do século XX o equipamento motociclistico começa a desenvolver-se tecnologicamente, com novos materiais a aparecer no mercado, mais confortáveis e mais seguros. O Mototurista é no geral uma pessoa de espírito aberto, aventureiro e adaptável a todas as situações. Entre o viajante solitário ou aqueles que viajam em grupo, o objetivo é sempre percorrer quilômetros para conhecer profundamente todos os lugares e gentes por onde passamos. Atualmente existem no mercado várias marcas e modelos de motocicletas denominadas de Grandes Turísticas(GTs), que tornam possível cada vez mais e melhores viagens, permitindo percorrer grandes distâncias com conforto.
Seja qual for o modelo ou marca que tenhamos, viajar de moto é, sem dúvida, uma experiência única e inesquecivel, que nos leva por caminhos que de outra forma nunca os conheceriamos. A grande vantagem de viajar de moto em comparação com um automóvel, é que de carro podemos apreciar a paisagem, mas de moto sentimo-nos como fazendo parte dela. Por isso, pelo menos uma vez na vida, experimente fazer uma viagem de moto, nem que seja pequena. Vai ver que nunca mais a vai esquecer!